Resíduos e sua disposição final:

Aqui falaremos da importância da separação dos resíduos e sua disposição final.

Cada tipo/classificação de resíduo tem seu valor, seja para revenda no caso dos recicláveis (papel, plástico e metais) aonde o cliente se credita do valor ou para os demais resíduos que irão para aterro e outros tratamentos em que o cliente pagará para dispô-lo.

Para que seu resíduo seja destinado corretamente seguindo a legislação e controle ambiental, precisamos separa-lo ainda na produção,para isto ministramos palestras educativas para que todos envolvidos no processo entendam a importância, desta forma se pagará menos para destinar, pois misturando resíduos de classes diferentes estaremos pagando pelo valor do mais caro.

Dependendo do volume e peso gerados indicamos o melhor equipamento para acondicionamento e transporte (ver tópico equipamentos) e a quantidade de coletas dependendo da necessidade do cliente.

Usamos placas imantadas nos equipamentos para identificação dos resíduos, conforme tabela abaixo:

projeto-ares

todos2

Após esta separação encaminhamos os resíduos para a disposição, acordada entre nós e o cliente, seja ela mais econômica, ou melhor, ambientalmente, mais sempre dentro da legislação vigente.

COMO IDENTIFICAR UMA EMPRESA RESPONSÁVEL

Toda empresa para exercer sua atividade precisa do ALVARÁ de funcionamento, para ter este documento empresas de Transporte e coleta de resíduos, passam pelo licenciamento ambiental do município a SMMA (Secretaria municipal do meio ambiente) e estado IAP (Instituto ambiental do Paraná) ambas exigem a licença de operação para a atividade, ainda somos ouvidos pelo Corpo de bombeiros e vigilância sanitária, somente após o parecer destes órgãos o ALVARÁ é liberado pela prefeitura.

É direito de o cliente ter todas estas licenças do transportador e de todo receptor dos residuos por ela destinados, sejam recicladores, processadores ou aterros sanitários. A empresa também deverá possuir responsável técnico pelas suas atividades.

Na segurança do transporte temos registro na ANTT (agencia nacional de transportes terrestres),seguro contra acidentes a terceiros e funcionários e ainda  toda a frota é rastreada garantindo que não haverá desvio de cargas.

Cuidamos de toda parte burocrática da cadeia: Contrato, emissão de ordem de serviço, MTR( manifesto de transporte de resíduos) e certificado de destinação.

Mantemos arquivo físico e digital por CINCO anos ou o mesmo período após a conclusão da obra.